domingo, 9 de dezembro de 2012

Introdução a Moblidade Urbana (Resenha)



A Mobilidade Urbana deve ser encarada como algo que não pode ser deixado passar despercebido. Apesar de ser um assunto pouco comentado e muito importante para o crescimento de uma cidade. Levando em consideração, espaço da cidade, numero de habitantes, numero de veículos.
A Mobilidade se baseia em tornar o tempo adequado para aquela pessoa que precise fazer suas tarefas diárias sem desgaste de tempo. A também nesse quesito a questão saúde, que para muitos e algo indispensável, a falta de estrutura de uma cidade com muitos veículos pode ocasionar grandes problemas respiratórios, infecções dentre outros problemas climáticos.
Sempre e importante levar em conta a forma que podemos resolver tal problema. Podemos antes de apenas expandir uma cidade, criar planos que possam torna-la mais fluente, mais flexível às tarefas cotidianas tais como: levar filhos a escola, ir ao trabalho, voltar para casa preparar almoço, fazer tarefas do lar, dentre outros afazeres, tudo isso exige tempo sem ser desperdiçado, elaborando planos que tornem as ruas pavimentadas sem congestionamentos, isso seria a base de uma verdadeira Mobilidade Urbana.
O livro se baseia em uma ideia em um de seus capítulos: ‘Somos pedestres, estamos motoristas, estamos passageiros. Isso significa que mesmo tendo carro, motos, ônibus, mesmo assim ainda somos passageiros, independente de tudo temos que respeitar uns aos outros pois temos a mesma função na cidade.
Todos transitando sem preocupação excessiva com o tempo, seria uma cidade saudável e eficiente em relação ao se transito.

 
Baseado no livro ‘Introdução a Mobilidade Urbana de Fabio Duarte e Rafaela Libardi.


Por: Adonias Praciano

Um comentário: