sábado, 8 de dezembro de 2012

Os Problemas no Trânsito (Resenha)

Os problemas de mobilidade urbana no Brasil não são de hoje e se repetem há anos: excesso de
veículos nas ruas, transporte coletivo deficitário e em alguns casos precário, execução lenta de obras de infraestrutura e falta de ações conjuntas entre municípios da mesma região metropolitana. De uns tempos para cá, no entanto, a situação está se agravando. Com o bom momento da economia brasileirane o estímulo da indústria automotiva, ficou mais fácil comprar um veículo. Já chega a 47% o total de domicílios no País que possuem automóveis ou motocicletas para atender o deslocamento dos seus moradores. Em 2008 o número era de 45,2%, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prevê elevação desse porcentual. Esse movimento vai na contramão do que defendem especialistas de trânsito. Segundo eles, se não houver investimentos volumosos no transporte coletivo, a mobilidade deve ficar cada vez mais comprometida e a cena urbana frequente será a dos congestionamentos.
O trânsito, mais do que simples deslocamento de pessoas e veículos sobre determinados espaços,
representa parte da dinâmica da metrópole e da vida de seus moradores. Na verdade, os deslocamentos de veículos e pessoas se relacionam a certas características socioeconômicas (idade, renda, local de moradia, de trabalho, de estudos, etc.), e, também, a uma disputa pelo espaço protagonizada por agentes políticos que desempenham papéis transitórios (pedestres, passageiros, motoristas, etc.). Assim é muito comum ver sucessivos recordes de congestionamento, cenas explicitas de estresse, conflitos entre motoristas, acidentes de trânsito e grandes prejuízos econômicos e socioambientais. Contudo, é necessário refletir sobre a mobilidade urbana significa repensar o modelo rodoviário e propor um novo modelo de mobilidade urbana, mas antes de tudo, priorizar um transporte público de qualidade e transportes alternativos não motorizados. E pensar também num novo urbanismo, que possibilite maior descentralização das atividades econômica, social e cultural.

Edição: 1
Editora: Jurua
Ano: 2007
Páginas: 108
Introdução à Mobilidade Urbana
Rafaela Libardi, Fabio Duarte


Por: Ana Paula Abreu

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